domingo, 12 de julho de 2020

Agrupamentos/trocas em diversas bases, primeiro passo para a compreensão das regras do SND

Números Naturais: conceito e representação

Aula 1

Atividade 1
O início dessa aula objetiva colocar o aluno frente a uma série de situações que utilizam números. Você pode substituir essas perguntas por outras que achar adequadas para criar esse estímulo inicial.


Atividade 2
Você vai precisar distribuir uma folha de revista ou jornal para que cada aluno possa fazer sua pesquisa. Essas folhas precisam ser escolhidas antecipadamente pois você vai precisar observar se cada folha a ser entregue apresenta alguns números a serem notados. É importante que os alunos expliquem qual número encontraram e que façam a leitura desse número para um colega, mesmo que a leitura não esteja correta.


Atividade 3
Com essa atividade, damos os primeiros passos em direção à compreensão das regras de trocas do SND. Os cupons e Tazzos do anexo devem ser recortados antes dessa aula para que os alunos possam ter o seu conjunto para essa e outras atividades que trabalharão com esse tema.
Faça a simulação do jogo para que os alunos possam se habituar às regras do jogo.
a) 5 grupos
b) 5 Tazzos
c) 7 Tazzos


Atividade 4
 Incentive a troca de informações entre os alunos. Veja se todos compreenderam que podem ser formadas 5 caixas.


Atividade 5 
Se perceber que a atividade está difícil para seus alunos, faça antes outra atividade com menos tamancos para que eles percebam como é a situação de formar pares. Aqui, devem encontrar 18 pares como resposta.
Atividade 6
 Formando grupos de 4 copos, obtemos 6 litros.

Atividade 6 
Para fazer um litro de suco devemos dissolver 1 envelope de qualquer sabor em 4 copos de água. Se mamãe usou 24 copos de água, quantos litros de suco ela conseguiu fazer?

Aula 2

Atividade 1
 Retome a questão dos Tazzos da aula anterior. Faça uma breve simulação para que haja melhor compreensão da situação proposta. a) Sim. Um boné. b) Sobrará 1 Tazzo.

Atividade 2
 Novamente faça a simulação para que os alunos compreendam o problema. 16 cupons 5 Tazzos 1 boné

Atividade 3
 9 cupons 3 Tazzos 1 boné

Atividade 4
 Agora, o aluno estará trabalhando com grupos de 4 elementos. Se achar necessário, faça uma quantidade de pétalas suficiente para explorar a atividade e brinque com seus alunos de formar flores. a) 12 grupos b) 12 flores


Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR I
MATEMÁTICA
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
NÚMERO NATURAL: CONCEITO E REPRESENTAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário