sábado, 22 de maio de 2021

Geografia/ Conteúdo: Orientação Espacial/ Orientação geográfica e localização

 Objetivo: Reconhecer os sistemas de orientação para se localizar e se orientar no espaço geográfico.

Desenvolvimento: Explicar aos estudantes que os pontos de referência são elementos que nos ajudam a nos localizar no espaço, no entanto, algumas regiões maiores como o deserto, florestas e mares não tem ponto de referência.
Para se localizar, os navegadores desenvolveram  técnicas de orientação com as estrelas a noite.
 A estrela Polar passou a ser utilizada no hemisfério Norte e no hemisfério Sul o Cruzeiro do Sul, para indicar as direções. 
Durante o dia foi utilizado o sol, por causa do movimento de rotação da terra, que dá essa imagem aparente de movimento. Com o braço direito esticado na direção a que o sol nasce, localizamos o leste, o braço esquerdo indica o oeste, a nossa frente está o norte e atrás, o sul.
Apresente aos estudantes a rosa dos ventos com os pontos cardeais, (pode-se ampliar a atividade para os pontos colaterais de acordo com a idade da turma). Questione sobre o quem conseguimos perceber nestas direções. 
A bússola é um instrumento antigo, que também foi muito utilizado, ajudando os navegadores a não se perderem,funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico, sempre apontando em direção à região norte do globo.
Atualmente existe o GPS, que é um meio moderno de orientação.
Amplie para pesquisas maiores, para aprofundar o assunto.

Proporcione as seguinte atividade.

                                          ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

EXISTEM VÁRIOS MEIOS DE ORIENTAÇÃO, COMO O SOL, A CONSTELAÇÃO DO CRUZEIRO DO SUL, NO HEMISFÉRIO SUL E A BÚSSOLA. OS PONTOS CARDEAIS SÃO A BASE DESSES PONTOS DE ORIENTAÇÃO, POR ISSO É IMPORTANTE CONHECÊ-LOS.

1) PINTE NA ROSA DOS VENTOS A DIREÇÃO DOS PONTOS CARDEAIS.

2)    ATUALMENTE EXISTEM MEIOS  MODERNOS PARA NOS ORIENTARMOS. FAÇA UM X NO MEIO DE ORIENTAÇÃO MAIS ANTIGO E CONTORNE O MEIO MAIS MODERNO.




 3)SABENDO QUE O SOL NASCE NO LESTE E SE PÕE NO OESTE, FAÇA UM DESENHO DA VISTA QUE VOCÊ TEM DA SUA CASA OLHANDO PARA  ESTAS DIREÇÕES.

LESTE- DIREÇÃO EM QUE O SOL NASCE

OESTE- DIREÇÃO EM QUE O SOL SE PÕE

 

4)  CONSIDERANDO OS PONTOS CARDEAIS , COMPLETE DE ACORDO COM A IMAGEM:



Ampliando:

1)    COMPLETE A ROSA DOS VENTOS COM OS PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS:


1)    ESCREVA OS NOMES DOS MEIOS DE ORIENTAÇÃO E DIGA SE ELE É ANTIGO OU MODERNO.


3)    OBSERVANDO A ROSA DOS VENTOS, LOCALIZE O QUE SE PODE CONFORME OS PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS.


a)    A FARMÁCIA FICA AO _________________________

b)    O HOSPITAL FICA AO  _________________________

c)    A DELEGACIA FICA AO_________________________

d)    A IGREJA FICA AO      __________________________

e)    A ESCOLA FICA AO     __________________________

f)     O CIRCO FICA AO      __________________________

g)    O MERCADO FICA AO _________________________

h)    A QUADRA FICA AO    _________________________


 4)    SABENDO QUE O SOL NASCE AO LESTE, FAÇA UM DESENHO DE UM PONTO DE REFERÊNCIA PRÓXIMO A SUA CASA QUE  FICA NESTA DIREÇÃO E ESCREVA O NOME.


Critério de ensino aprendizagem:

• Reconhece o movimento terrestre ao redor do Sol como possibilidade de orientação. 
• Conhece as direções cardeais. 
• Conhece instrumentos de orientação, como bússola e GPS.






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