Objetivo: Reconhecer os sistemas de orientação
para se localizar e se orientar no espaço
geográfico.
Desenvolvimento: Explicar aos estudantes que os pontos de referência são elementos que nos ajudam
a nos localizar no espaço, no entanto, algumas regiões maiores como o deserto,
florestas e mares não tem ponto de referência.
Para se localizar, os navegadores
desenvolveram técnicas de orientação com as estrelas a noite. A estrela Polar
passou a ser utilizada no hemisfério Norte e no hemisfério Sul o Cruzeiro do
Sul, para indicar as direções.
Durante o dia foi utilizado o sol, por causa do
movimento de rotação da terra, que dá essa imagem aparente de movimento. Com o braço direito esticado na direção a que o sol nasce, localizamos o leste, o braço esquerdo indica o oeste, a nossa frente está o norte e atrás, o sul.
Apresente aos estudantes a rosa dos ventos com os pontos cardeais, (pode-se ampliar a atividade para os pontos colaterais de acordo com a idade da turma). Questione sobre o quem conseguimos perceber nestas direções.
A bússola é um instrumento antigo, que também foi muito utilizado, ajudando os navegadores a não se perderem,funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico, sempre apontando em direção à região norte do globo.
Atualmente existe o GPS, que é um meio moderno de orientação.
Amplie para pesquisas maiores, para aprofundar o assunto.
Proporcione as seguinte atividade.
ATIVIDADE DE
GEOGRAFIA
EXISTEM VÁRIOS MEIOS DE ORIENTAÇÃO, COMO O SOL, A CONSTELAÇÃO
DO CRUZEIRO DO SUL, NO HEMISFÉRIO SUL E A BÚSSOLA. OS PONTOS CARDEAIS SÃO A
BASE DESSES PONTOS DE ORIENTAÇÃO, POR ISSO É IMPORTANTE CONHECÊ-LOS.
1) PINTE NA
ROSA DOS VENTOS A DIREÇÃO DOS PONTOS CARDEAIS.
2)
ATUALMENTE EXISTEM MEIOS MODERNOS PARA NOS ORIENTARMOS. FAÇA UM X NO MEIO DE
ORIENTAÇÃO MAIS ANTIGO E CONTORNE O
MEIO MAIS MODERNO.
3)SABENDO QUE
O SOL NASCE NO LESTE E SE PÕE NO OESTE, FAÇA UM DESENHO DA VISTA QUE VOCÊ TEM
DA SUA CASA OLHANDO PARA ESTAS DIREÇÕES.
LESTE- DIREÇÃO EM QUE O SOL NASCE
|
OESTE-
DIREÇÃO EM QUE O SOL SE PÕE
|
4) CONSIDERANDO
OS PONTOS CARDEAIS , COMPLETE DE ACORDO COM A IMAGEM:
Ampliando:
1) COMPLETE A
ROSA DOS VENTOS COM OS PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS:
1)
ESCREVA OS NOMES DOS MEIOS DE ORIENTAÇÃO E DIGA SE
ELE É ANTIGO OU MODERNO.
3) OBSERVANDO
A ROSA DOS VENTOS, LOCALIZE O QUE SE PODE CONFORME OS PONTOS CARDEAIS E
COLATERAIS.
a) A FARMÁCIA
FICA AO _________________________
b) O HOSPITAL
FICA AO _________________________
c) A DELEGACIA
FICA AO_________________________
d) A IGREJA
FICA AO __________________________
e) A ESCOLA
FICA AO __________________________
f) O CIRCO
FICA AO __________________________
g) O MERCADO
FICA AO _________________________
h) A QUADRA
FICA AO _________________________
4) SABENDO QUE O SOL NASCE AO LESTE, FAÇA UM DESENHO
DE UM PONTO DE REFERÊNCIA PRÓXIMO A SUA CASA QUE FICA NESTA DIREÇÃO E ESCREVA O NOME.
Critério de ensino aprendizagem: • Reconhece o movimento terrestre ao redor
do Sol como possibilidade de orientação.
• Conhece as direções cardeais.
• Conhece instrumentos de orientação, como
bússola e GPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário