quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Sequência de atividades de matemática- 2º ano/ Conteúdo: Coleções e números, estimativa, quantidade,relação termo a termo.

Conteúdo: Coleções e números;
 Estimativa;
 Quantidade;
 Relação termo a termo

Objetivo: * Diagnosticar o que os estudantes sabem sobre a matemática, por meio de atividades e imagens.
* Contar e registrar.
* Realizar comparação entre quantidades;

Encaminhamento: * Conversar com os estudantes sobre o que sabem sobre coleções, se colecionam algo ou se conhecem alguém que faça algum tipo de coleção.
* Apresentar algum tipo de coleção (reiais ou imagens) e pedir que digam quantos objetos acreditam ter. Explicar que as respostas são estimativas.
* Propor a seguinte atividade:

1-  LUCAS COLECIONA FIGURINHAS. REGISTRE A QUANTIDADE DE FIGURINHAS QUE VOCÊ ACHA QUE LUCAS TEM, SEM CONTAR.



Discutir com a turma sobre as quantidades registradas por eles, pedir que realizem comparações e verificar como cada um registrou.

2- CONTE O NÚMERO DE FIGURINHAS DE LUCAS E REGISTRE ABAIXO:



3- A QUANTIDADE QUE VOCÊ CONTOU, SE APROXIMA DA QUANTIDADE QUE VOCÊ ACHOU QUE TINHA?


4- EXISTEM FIGURINHAS REPETIDAS? REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA UMA :

RABANETE:

MORANGO:

LARANJA   :

MORANGO:

PÊSSEGO : 

LIMÃO: 

REPOLHO:

BANANA:

CAJU:

PERA:

ABÓBORA:

BERIJELA:

ABACAXI: 


5- LUCAS TEM OUTROS AMIGOS QUE COLECIONAM FIGURINHAS. REPRESENTE COM DESENHOS A QUANTIDADE DE FIGURINHAS DOS AMIGOS DE LUCAS.



6- SOME A QUANTIDADE DE FIGURINHAS DE MARIANA COM A DE PAULO E REGISTRE O RESULTADO.



7- VOCÊ GOSTARIA DE COLECIONAR ALGO? DESENHE A COLEÇÃO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER.





8- CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE O QUE CADA UM DESENHOU.

9- QUANTOS ALUNOS TEM EM SUA TURMA? REGISTRE USANDO ALGARISMO.



10- O NÚMERO DE ALUNOS DA SUA TURMA É:

(    ) MENOR QUE 30              (    ) 30                 (    ) MAIOR QUE 30

11- VOCÊ SABE QUANTOS ALUNOS TEM  NAS OUTRAS CLASSES DE SUA ESCOLA? CONVERSE COM SEU PROFESSOR. (Professor registre no quadro)

12- QUAL É A CLASSE QUE TEM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS?

_

13- QUAL É CLASSE COM O MENOR NÚMERO DE ALUNOS?



14- QUANTAS MENINAS E MENINOS TEM EM SUA SALA?

(      ) MENINAS          (      ) MENINOS

15- NA SUA SALA TEM MAIS MENINAS OU MENINOS?



16- OBSERVE O DESENHO A SEGUIR.
A) O NÚMERO DE CARTEIRAS É SUFICIENTE PARA AS PESSOAS EM PÉ?
 
 
 
B) IRÁ SOBRAR OU FALTAR CARTEIRAS?
 
 
 
C) CONTE PARA A A SUA TURMA DE QUE FORMA VOCÊ RELACIONOU AS PESSOAS COM A  QUANTIDADE DE CARTEIRAS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário